domingo, 28 de fevereiro de 2010

Oscar 2010 : Conheçam e Assistam aos Indicados a Melhor Curta de Animação



Este ano decidi acompanhar por inteiro uma categoria que não dava muito a atenção e destaque, mas no último domingo resolvi durante a tarde conferir todos os indicados a categoria do Oscar 2010 de Melhor Curta de Animação e me surpreendi pela qualidade e originalidade dos curtas. Conheçam os 5 indicados:

O meu favorito é :
_The Lady and The Reaper (La Dama y La Muerte)

Animação espanhola sobre uma senhora idosa que está prestes a morrer, e no seu último suspiro, ao invés de descansar em paz, participa de uma luta entre o Grim Reaper, o mensageiro da morte que quer ela morra e assim levar sua alma, e um médico, que quer ela viva e faz de tudo para que isso aconteça.

Esta senhora será disputada por ambos, e o final desta aventura é muito engraçada!!! Assistam:


Escrito e Dirigido por Javier Recio Garcia e na produção Antonio Banderas!


_Logorama

Mostra um dia violento em uma cidade, contendo uma perseguição de carros, uma situação de reféns e no fim, o caos em toda a cidade. Mas o mais interessante no vídeo todo é que tudo no curta é feito com marcas e logotipos famosos. Exemplos: McDonalds, MgM, MM's...


Este mega trabalho criado por François Alaux, Herve de Crecy e Ludovic lainHoup, demorou 6 anos para ficar pronto e com resultado incrívelmente perfeito. Além da história e todos os logos, o vídeo nos mostra como as logomarcas se tornaram parte de nossas vidas, no dia-a-dia!


_French Roast

Conhecido por ter sido exibido no Anima Mundi 2009 e recebido o prêmio de Melhor Direção de Arte.

O curta acompanha um homem de negócios em uma cafeteria , que descobre após desufruir um gostoso café expresso que perdeu a carteira, assim sem ter como pagar a conta. Como medida para ganhar mais tempo, ele pede um café atrás de outro e fica na espera que algo aconteça para que ele se livre daquela situação que só se agrava. Eis que o final é incrívelmente surpreendente!
Assistam:


Dirigido e escrito por Fabrice Joubert.

_A Matter of Life and Death

É o primeiro curta de Nick Park, desde o filme Wallace e Gromit em A Batalha dos Vegetais (vencedor do Oscar).

Nesta nova aventura, Wallace e Gromit iniciam um novo negócio, uma padaria. Gromit descobre que os padeiros foram misteriosamente desaparecendo e agora tenta de todas as formas salvar Wallace que é a próxima vítima. Nisso Wallace se apaixona por uma nova personagem, sendo que ela que o seduziu e é a assassina de padeiros!

O curta foi finalizado em 1 de outubro de 2008 e isso o colocou fora da corrida para uma indicado ao Oscar 2009, mas este ano deu tudo certo e foi nomeado, que caso vença, será o quinto Oscar de Nick Park.

O filme é mais do mesmo, felizmente com algumas coisas adcionais, mas com a mesma qualidade e isso já lhe rendeu o Bafta de Melhor Curta de Animação (em 2009)!

_Granny O'Grimm's Sleeping Beauty

Este curta muito divertido mostra uma vovozinha que vai delicadamente até a cama onde está sua neta e começa a lhe contar uma história de ninar. Mas eis que a linda vovó muda de aparência e mostra-se cruel com a garotinha que está assustada, pois ao invés de contar uma linda história de dormir, muda o rumo, colocando raiva e rancor. A pobre netinha fica atormentada e aterrorizada com tal conto.

Curiosidade: este curta faz parte de uma série de animações onde cada vovó conta um conto de fadas de uma forma assustadora, este indicado ao Oscar 2010 e a versão horripilante de "A Bela Adormecida". Assistam:


Dirigido por Nicky Phelan e escrito por Kathleen O'Rourke.


(Estes são os ótimos curtas indicados ao Oscar 2010)! Grandes produções e divertidas! Minha torcida, como já dito, é para The Lady and The Reaper, mas acho que French Roast tem maiores chances de levar a estatueta, pois por onde passa leva os prêmios. Mas quem vencer, será merecido! Então...

Se você conferiu os vídeos, qual seu favorito e aposta?

O Oscar é dia 07 de março, no próximo domingo. Não percam!

[Atualizado após Oscar]
O curta vencedor foi: Logorama!

10 comentários:

  1. Olha, gostei bastante da primeira. Pelo que você disse e pelo vídeo também.

    Aposto no The Lady and The Reaper

    ResponderExcluir
  2. De todos, o meu favorito desse ano é "A Matter of Life and Death" e para mim também é o favorito ao Oscar - mas não me importaria se "Logorama" ganhasse, já que é o mais original entre os indicados.

    ResponderExcluir
  3. Ricardo... Adorei essa ídeia de por os indicados ao Oscar de melhor curta de animação no blog... É uma categoria tão...tão... deixada de lado que dá até pena. Nunca acompanhei esses filmes de 10:00 min e agora pude assistir a todos... Queria dizer... Obrigado! Eu amei The Lady and The Reaper, mas se Logorama ganhar vai ser de bom grado tbm... Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Rafael, também gostei demais de The Lady and The Reaper, estamos na torcida juntos então :D

    Vinícius, apesar de achar um pouco do mesmo do filme, acho que tem grandes chances de ganhar, pois tem qualidade total. E por já ter vencido o Bafta, acho que tem maiores chances! E concordo, Logorama é o mais original. Mas torço para todos em especial para The Lady...

    Thiago, valeu! :D Nunca havia me interessado por curtas animados e quando os vi, me apaixonei! Concordo que é uma categoria deixada de lado por muitos, digo isso por experiência própria em relação a edições anteriores. Vamos ver quem leva, mas ficaria MUITO feliz se The Lady and The Reaper ganhasse, achei perfeito!
    P.S. Adorei Panic Attack.

    Pessoal, Muito Obrigado pelas visitas e comentários. Grande Abraço

    ResponderExcluir
  5. opaa nossa to voltando pro brasil louco pra ver o oscar...tenho que ver quase todos os filmes que concorrem ainda heheh

    to de volta tbm no blog

    http://publicandobr.blogspot.com/2010/03/e-maevai-bem.html

    ResponderExcluir
  6. Faça Ricardo, depois de um longo tempo to de volta. Confesso que não tive tempo de assisti-los mas parabéns pela iniciativa. Sei que o trabalho de pesquisa não dever ter sido fácil. Em breve assistirei todos e deixarei minha opinião. Grande abraço e parabens pelo blog.

    Visitem www.cinemaniac2008.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Não vi todos ainda... Resta Logorama e A Matter of Life and Death. Por enquanto meu favorito é "French Roast".

    ResponderExcluir
  8. O que mais me chamou a atenção foi esse "Logorama"....imaginno que esse deve ter sido muito bem patrocinado né hehhe

    o problema é que eu não consegui ver os vídeos aí, esse youtube fica tirando os videos do ar por direitos autorais affff ninguém merece
    Mas sei lá, achei interessante, gostei da dica

    e será que no Oscar 2011 teremos Toy Story 3 concorrendo nessa categoria? kkk esse ai eu to aguardando ansiosamente para ver kk

    flwwee abraço

    ResponderExcluir
  9. Airton, seja bem vindo de volta, e espero que tenha conseguido ver alguns!

    Thiago, valeu pela compreensão. Só nós blogueiros sabemos como dá um trabalho, e ficamos felizes com a compreensão e prestígio! E me perdoe pela ausência do Cinemaniac, é por causa da correria, mas em breve vou me redimir! :D

    Jenson, eu também ficava, mas este ano descobri o valor dela.

    Rafael, muito torciam para este mesmo que você, e não é nenhuma surpresa qual de todos foi o mais original! :D

    Caio, e coloca pratocínio nisso! hehehe. Eu vi, este é o lado negativo, eles tiram o vídeo. Ao invés de deixar, o que garante divulgação do trabalho certo?!
    Sobre Toy Story não sei não, mas não nessa categoria de curtas né? Confundiu. :D Flw.

    Abraços a todos!

    ResponderExcluir

 
Copyright 2009 MomentoCine