segunda-feira, 19 de outubro de 2009

"Distrito 9"


Relembrando o enredo:

Uma mega nave se instala sobre o céu da cidade de Johannesburgo, na África do Sul. Onde acaba sendo denominada por Distrito 9. Sem nenhum combate com os humanos essa nava trás alienígenas que vivem em paz nessa região por volta de 20 anos. Uma empresa, a MNU ( Multi National United) controla esses alienígenas mantendo-os em campos de concentração. Mas seu maior objetivo, não é deixá-los aqui por caridade e sim utilizarem de suas armas para fabricarem outras que contenham uma alta tecnologia extraterrestre.


Ainda na história, um dos integrantes da MNU, Wikus (Sharlto Copley) é designado a despejar esses "moradores" do distrito 9, e nisso em uma revista ele tem contato com um líquido feito por um alienígena chamado Christopher, esse líquido o faz sofrer uma mutação, o tornando um deles, conhecidos como "camarões". Agora, ao ser descoberto essa mutação, ele passará por total perigo, onde o governo o prenderá e o utilizará para estudos. E assim tomam a decisão de matá-lo e utilizar todo o seu corpo, ossos, coração... para desenvolver um DNA que os possibilitem criar um mecanismo para finalmente utilizarem as armas alienígenas, uma vez que só funcionam em contato com o DNA de tal.

Wikus agora se unirá a esse alienígena Christopher para ajudá-lo a recuperar esse líquido que está em uma capsúla na MNU, onde a possuindo poderão escapar dos humanos e Wikus reverter a mutação, e assim poderão desencadear a solução dessa coexistência.

Crítica:

Um filmaço, que é uma ficção científica inteligente e renovadora. Nos transporta para uma realidade diferente, onde com muita atenção podemos perceber referências ao mundo de hoje. Os alienígenas vivem em tipo uma favela, como ratos, em meio ao lixão, cercados e isolados do mundo, na África do Sul. (Metáfora total) Veem algo em sua mente?. Familiar com a África de hoje em dia? Referências ao Apartheid e as imigrações.

É simplesmente uma "cutucada na costas" de governantes e representantes dos diretos humanos e líderes desse país e do mundo, que olham para isso, mas resolver que é bom NADA!

O filme é a estreia do diretor sul-africano Neill Blomkamp. Um filme de sucesso de bilheteria onde os US$ 30 milhões investidos foram conquistados em três dias de exibição. Peter Jackson foi o produtor, que possibilitou a realização do filme e deu toda a liberdade do estreante diretor de alcançar seus objetivos, realizando o filme na própria África do Sul.

E para quem gostou do filme,já se discute uma possível continuação. Eu gostei!

"Eles só querem ir embora!"

Ótimo thriller, ficção científica, fantasia do ano!!!

8 comentários:

  1. Sensacional!

    Extremamente crítico e surpreendente!

    Um do melhores filmes do ano!

    Bruno
    http://blogfotogramadigital.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. É uma pena, mas o filme é um fracasso de bilheteria aqui no circuito baiano, em Salvador. Dezenas de salas, todas vazias, todos comentando o porquê disso.

    Preciso conferir, depois comento contigo!

    Oh, caro Ricardo, ainda me pergunto o motivo de seu descaso com o Apimentário. Não segue, não linka, lamento isso.

    Até mais, rapaz!

    ResponderExcluir
  3. Eu amei o filme tb, fz até 1 comentário me meu blog!!!

    Muito criativo e instigante!

    ResponderExcluir
  4. Filme muito bom realmente! Uma bela critica social. Michael Moore podia aprender aqui a fazer uma metáfora sobre a sociedade!!
    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Olá pessoal,

    Bruno, Sensacional mesmo e com certeza um dos melhores filmes do ano, eu nem queria vê-lo, mas após ver o trailer e o comercial daquele "camarão" falando... Corri para assistir!!!

    Cristiano, pena que é um fracasso aí, deve ter outro circuito de filmes bons, mas por aqui e pelo mundo muito mais elogios do que perguntas do por que disso?!

    Mandy, criativo mesmo e dei uma lida no seu blog sobre o filme!

    Dri, pra você também!

    João, Ótima crítica social. Porém ainda bem que não foi o Michael Moore que fez esse filme! Primeiro porque acho que não seria do mesmo jeito (não gosto de seus filmes), e Neill Blomkamp, foi genioso na sua estreia no cinema!

    J.J. , Veja, se gosta de ficção científica, num mix de fantasia e realidade, não perca esse filmaço!!!

    ResponderExcluir
  6. Filmaço msm, até agora é o melhor do ano!
    Abs! Diego!

    ResponderExcluir

 
Copyright 2009 MomentoCine